Fique por dentro de tudo sobre este incrível evento!
Garanta a sua vaga!

II SIMPÓSIO DE AUTISMO
Na Baixada Santista
Outros Caminhos, Tratamentos e Acompanhamentos

O Segundo Simpósio de Autismo está marcado para os próximos dias 20, 21 e 22 de Março. O evento contará com diversos palestrantes vindos de outros estados, além de profissionais locais e especialistas no tema.

Inovamos e montamos um evento um pouco maior neste ano. Para discutirmos o tema de forma mais ampla e interativa, a configuração do simpósio propõe reflexões, possibilidades e práticas quanto aos acompanhamentos, com um foco além da infância, contemplando da puberdade à vida adulta das pessoas com TEA.

Como sempre, tudo vem sendo organizado com responsabilidade, pesquisa e carinho, principalmente para você que trabalha, convive e acompanha o autismo nas mais diversas esferas e níveis.

Compartilhe e faça evento ser um grande sucesso!

access_time

Horário

20/03 – Sexta-Feira : Das 15:00 ás 22:00
Credenciamento dás 18:00 ás 19:00
21/03 – Sábado: Das 9:00 ás 19:0
22/03 – Domingo: Das 9:00 ás 14:00

assignment_turned_in

Objetivo

Trazer conhecimento, informações, capacitações, outras habilidades e técnicas específicas e mais atualizadas sobre o TEA e Comorbidades.

people

Público Alvo

Profissionais da Educação, Saúde, Estudantes de áreas específicas do tema e Familiares.

assignment_turned_in

Certificado

22 horas no total.

place

Local - Auditório APM (Associação Paulista de Medicina Santos)

Avenida Ana Costa, 388
Gonzaga – Santos/SP
(Sujeito a Alterações)

Os Palestrantes

Dr. Francisco Assumpção

Médico Psiquiatra, Doutor e Pós Doutor em Psicologia (USP/SP)

Tema: Autismo Severo: a relação com o déficit cognitivo.

Currículo

Graduado em Medicina pela Fundação do ABC, mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica – PUC), pós-doutorado pela Universidade de Londres e livre docência pela Faculdade de Medicina da USP. Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Com expertise na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente com deficiência intelectual, sexualidade, psiquiatria infantil e autismo. Autor de diversos livros entre eles “Autismo Infantil: novas tendências e perspectivas, ed. Atheneu”

Dr. José Salomão Schwartzman

Doutor em Neurológia, Especiaslista em Neurologia na infância e adolescência, Médico

Tema: aguardando

Currículo

Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1962, Curso de Especialização em Neurologia Infantil no Queen Square Institute of London de agosto de 1968 a setembro de 1969.  Doutor em Medicina pela Escola Paulista de Medicina. Professor Titular no Curso de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Mackenzie de São Paulo. Especialista em Neurologia Infantil. Autor de inúmeros capítulos e livros.

Dra. Evelyn Kuczynski

Doutora em Medicina, aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva-TCC (USP/SP), Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência, Médica.

Tema: Tratamento para quadros de TEA: mitos e evidências.

Currículo

Graduada em Medicina. Pediatra, Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com aprimoramento em Terapia Comportamental – Cognitiva. Pesquisadora voluntária do Laboratório de Distúrbios do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Médica assistente do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP/SP. Psiquiatra da Secretaria de Saúde do Estado (SP), comissionada como psiquiatra Inter consultora junto ao Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (vinculado ao Departamento de Pediatria da FMUSP/SP).

Dr. Paulo Liberalesso

Doutor em Distúrbios da Comunicação, Mestre em Neurociências e Neuropediatria, Médico.

Tema: Epilepsia no Autismo.

Currículo

Graduado em MEDICINA, Residência médica em PEDIATRIA e Residência médica em NEUROPEDIATRIA pelo Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil. Pós-graduação em EPILEPTOLOGIA pela Universidade Federal de São Paulo. Mestrado em NEUROCIÊNCIAS pela Universidade Federal de São Paulo. Doutorado em DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO pela Universidade Tuiuti do Paraná. Supervisor do Programa de Residência Médica em NEUROPEDIATRIA (Nível R3 / R4) do Hospital Pequeno Príncipe. Médico do Departamento de Neurologia Pediátrica e do Serviço de Neurofisiologia / Eletrencefalografia / Vídeo-EEG do Hospital Pequeno Príncipe. Presidente do Departamento de Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria. Presidente do Departamento de Residências Médicas da Sociedade Paranaense de Pediatria (2010-2012). Membro Efetivo do Departamento de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Me. Meca Andrade

Mestre em Análise do Comportamento Aplicada, Diretora Clínica do Grupo Método, Psicóloga

Tema: Manejo do Comportamento em Crises Agressivas

Currículo

Psicóloga pela PUC. Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pela Northeastern University.

Atuou no New Engalnd Center for Children, em Massachusetts, por 15 anos entre 1996 e 2012. Trabalhou no New Engalnd Center for Children, em Massachusetts. Obteve o BCBA em 2001, mantendo certificação até 2013 quando restabeleceu residência no Brasil. Antes disso também manteve residência em Uganda onde trabalhou na mesma área por um ano. Trabalha nas áreas de: (a) análise aplicada do comportamento, (b) desenvolvimento atípico, (c) transtorno do espectro do autismo (d) transtornos psiquiátricos da infância e adolescência (e) atendimento educacional, ambulatorial e hospitalar. Diretora clínica e CEO do Grupo Método.

Dr. Maurício Canton

Doutor em Psicologia, Mestre em Psicologia Cognitiva, Psicólogo

Tema: Sexualidade e relacionamentos íntimos – desafios do Espectro Autista

Currículo

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas. Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ministrou disciplinas em cursos de pós – graduação e extensão no campo da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) em diversas universidades. Membro fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, cognição e emoção. Atualmente é sócio e diretor técnico do Centro de Psicologia Aplicada e Formação (CPAF- RJ), ministrando aulas em cursos de pós graduação em TCC e supervisionando atendimentos clínicos.

Dra. Graciela Pignatari

Pós Doutora em Constituição de Banco de dados Nacional de Células-Tronco, Doutora e Mestrada em Biologia Molecular, Bióloga.

Tema: A genética do autismo.

Currículo

Graduada em Biologia, Mestrado e Doutorado em Biologia Molecular (UNIFESP). Estágiou de durante o doutoramento no Mount Sinai School of Medicine (Nova York/EUA) na área de Farmacologia. Integrante da idealização da ONG “Projeto A Fada do Dente”, a primeira ONG de pesquisa científica de Autismo no Brasil. Pós-doutora na FMVZ-USP no projeto intitulado Constituição de um Banco Nacional de Células-Tronco de Pluripotência Induzida Paciente-Específico (Autismo e Síndrome de Rett). É sócio fundadora, diretora executiva e responsável técnica da Startup TISMOO.

Prof. Dr. Lucelmo Lacerda

Pós doutorando em Educação Especial, Doutor em Educação, Mestre em História, Professor

Tema: Inclusão Escolar baseada em evidências, quais as perspectivas?

Currículo

Pós-doutorando em Educação Especial pela UFSCar, Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em História pela PUC-SP. Especialização em andamento em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pelo Instituto LAMIHEI /UFSCar. Especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Professor de História no ensino fundamental II, da rede pública de São Sebastião/SP. Professor do curso de pós graduação em TEA pelo Instituto Cristal Santista. Diversos artigos escritos e publicados. Pesquisador na area de evidências ciêntíficas para o Autismo.

Prof. Me. Cahuê Talarico

Doutorando em Direito Cível, Mestre em Direito, Graduado em Direito e Presidente da CDPCD, Advogado

Tema: Direitos da Pessoa com Autismo na Vida Adulta

Currículo

Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (2015). Pós-graduado, lato sensu, com docência, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009). Graduado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (2002) Professor na graduação da União das Instituições Educacionais de São Paulo (UNIESP). Professor na graduação e pós-graduação na Universidade Paulista (UNIP). Professor em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos e Exame da OAB. Advogado militante. Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPCD da OAB/ Santos).

Me. Elyse Matos

Mestre em Direito, Fundadora do Instituto Ico Project, Advogada.

Tema: Programa de Treinamento de Pais na perspectiva da análise do comportamento aplicada ao autismo.

Currículo

Advogada. Mestre em Direito Francês, Europeu e do Comércio Internacional pela Universite Sorbonne (Paris II); especialista em direito financeiro e tributários pela Universidade Sorbonne (Paris II). Certificada em Inovação pela Stanford University.  Membro consultivo da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Fundadora do Instituto Ico Project responsável pela implantação, no Brasil, do programa de Treinamento de pais da Organização Mundial da Saúde, dentro do SUS de Curitiba. Membro da coordenação do movimento Capricha na Inclusão.

Willian Chimura

Mestrando em Informática, programador e ativista pelo TEA

Tema: O que a literatura sabe sobre os cuidados envolvendo abusos a pessoas com TEA.

Currículo

Diagnosticado com Síndrome de Asperger (TEA), programador, ativista do autismo e mestrando em Informática para Educação pelo IFRS. Conduz pesquisas que investigam como artefatos tecnológicos (aplicativos e jogos) podem contribuir para avaliação e aprendizagem de crianças com TEA.

Dra. Mariana Ferreira

Especialista em sexualidade, médica legista e fundadora do projeto Prodígs

Tema: Abuso e Violência Sexual: o cenário brasileiro das pessoas com deficiência

Currículo

Graduada em fonoaudiologia pela Faculdade Instituto Henry Dunant. Mestrada em Psicologia pela Universidade Gama Filho e Doutorada em Fonoaudiologia – Universidad Del Muzeo Social. Diretora Clínica no Móbile-Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil, professora titular das Universidades Estácio de Sá, Cândido Mendes, Gama Filho. Psicomotricista e Membro titular da SBP (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade). Tem experiência acadêmica na área de Psicologia, com ênfase em Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento Infantil, psicomotricidade, aprendizagem, imagem e esquema corporal, representação corporal, fonoaudiologia e linguagem. Palestrante Internacional no Encontro Mundial de Psicomotricidade de Montivideo (Uruguai), autora dos livros Avalição Psicomotora e Método Growing Up ambos pela editora WAK.

Dra. Carolina Padovani

Pós-Doutorado em Ciências, especialista em Neuropsicologia, psicóloga

Tema: Diagnóstico: por que erramos tanto?

Currículo

Pós-doutorado em Ciências pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Doutora e mestre em Ciências pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos Psico – Cirúrgicos do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CEPSIC-HC-FMUSP). Psicóloga, bacharel e licenciada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).

Me. Rita Thompson

Mestra em Educação, Psicopedagoga e Psicomotricista.

Tema: Quem cuida da família?

Currículo

Presidente da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil – Capítulo Rio de Janeiro; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no Instituto de Pesquisas Neuropsiquiátricas SUAV; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade – SBP, e autora de diversos artigos científicos (em livros de psicomotricidade, Neuropsicologia, Neuroeducação e educação).

Paiva Junior

Jornalista e Cofundador da Revista Autismo

Mesa 3. Como obter informações de qualidade sobre autismo

Currículo

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas. Mestrada em Genética pela Universidade Federal do Paraná. Residência Médica em Neurologia Infantil pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Fisiopatologia Médica com área de concentração em Neurociências pela Universidade Estadual de Campinas. Especialização em neurofisiologia pelo Miami Children Hospital/Brain Institute, MCH/Estados Unidos. Título de especialista em Genética Médica pela SBGM. Médica responsável pela NEUROGEN Saúde, clínica de atendimento em neurologia e genética médica. Atua no atendimento clínico na Startup TISMOO além do CER- Centro de Especialidades e Reabilitação em SP.

Milena Carneiro

Estudante de Pedagogia, Técnica em Publicidade, Mãe de uma adolescente TEA de 14 anos

Mesa 3. Os desafios das famílias no Sistema Público quando o Autismo é Grave!

Currículo

Técnica em Publicidade, Estudante de Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, aluna do curso livre de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pela Creative Idéias.
Ativista, Militante da causa e usuária do Sistema Público de Saúde da cidade de São Paulo Capital, mãe de uma adolescente autista severa, participou do capítulo 1 do livro “Direitos das Pessoas com Autismo” da editora Memnon e ao longo desses anos vem vencendo os desafios diários e contribuindo enquanto família para o desenvolvimento de seus filhos.

1º Dia - 20 de Março, Sexta-Feira dás 15h00 às 22h00

15h00 às 18h00  (Mini-Curso) –  Sexualidade e relacionamentos íntimos – desafios do Espectro Autista Dr. Mauricio Canton

 Conteúdo:

  • Visão geral do desenvolvimento sexual no EA e a Educação Sexual
  • A Educação Sexual nas diferentes fases do desenvolvimento
  • A análise funcional do comportamento sexual

18h00 – Credenciamento e Welcome Brunch

19h00 – Mesa de Abertura: Vida adulta e sexualidadeDr. Maurício Canton, Dra. Mariana Ferreira, Prof. Willian Chimura e Dr. Cahuê Talarico

19h45 – Palestra 1 – Abuso e Vilolência Sexual: o cenário brasileiro das pessoas com deficiência. Dra. Mariana Ferreira

20h30 – Palestra 2 – O que a literatura sabe sobre os cuidados envolvendo abusos à pessoas com TEA.  Profº. Williann Chimura

21h15 – Palestra 3 – Direitos da Pessoa com Autismo na Vida Adulta. Dr. Cahuê Talarico

2º Dia - 21 de Março, Sábado dás 9h00 às 19h00

9h00 – Palestra 4 –  Epilepsia no Autismo. Dr. Paulo Liberalesso

10h00 – Palestra 5 –  Inclusão Escolar baseada em evidências, quais as perspectivas? Dr. Lucelmo Lacerda

11h00 – Intervalo: 30 minutos

11h30 – Palestra 6 – Aspectos Neurológicos no TEA Dr. Salomão Schwartzman

12h30 às 14h00– Almoço

14h00 – Palestra 7 – Autismo Severo: a relação com o déficit cognitivo. Dr. Francisco Assumpção

15h00 – Palestra 8 – Tratamento para quadros de TEA: mitos e evidências. Dra. Evelyn Kuczynski

16h00 – Intervalo: 30 minutos

16h30 – Palestra 9 – Manejo do Comportamento em Crises Agressivas. Me. Meca Andrade

17h00 – Palestra 10 – Diagnóstico: por que erramos tanto? Dra. Carolina Padovani

18h00 – Mesa 2: Tratamentos e Acompanhamentos

19h00 – Encerramento 2º dia

3º Dia - 22 de Março, Domingo dás 9h00 às 14h00

8h30 – Breakfast

9h00 – Palestra 11 – A genética do autismo. Dra. Graciella Pignatari

9h45 – Palestra 12 – Programa de Treinamento de Pais na perspectiva da análise do comportamento aplicada ao autismo.  Dra. Elyse Matos

10h30 – Palestra 13 – Quem cuida da família? Me. Rita Thompson

11h15 – Intervalo: 30 minutos

11h45 – Palestra 14 – O resgate da mulher que se tornou mãe! Adilson Souza

12h30 – Mesa 3: Contexto Familiar, Social, Político seus desafios! ( Milena Carneiro, Paiva Junior, Adilson Souza, Rita Thompson)

13h30 – Encerramento e Sorteio

Menu