Curso Limitado a 50 vagas!
Certificado de 64h (Curso Livre)
Material Didático!

Vagas Especiais Disponíveis Clique Aqui!!

Curso
Diretrizes
Clínicas/ Educacionais para TEA

O Tema sera abordado sobre o contexto do desenvolvimento da criança e adolescente: sua jornada de dependência até a autonomia, a importância do diagnóstico e do estabelecimento de um prognóstico e projeto terapêutico e pedagógico para cada indivíduo.

access_time

Horário

Duração: 8 meses
um sábado por mês
Periodicidade: Mensal
Horário: Das 9:00 ás 18:00
(intervaldo das 12:00 às 13:30)

Carga Horária: 64 horas presenciais

assignment_turned_in

Objetivo

Com o objetivo de trazer conhecimento, informação, capacitação, técnicas específicas e atuais sobre o tema, quanto ao atendimento e acompanhamento desses pacientes.

people

Público Alvo

Profissionais da Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte e Estudantes de áreas específicas do tema.

Investimento

Matricula: R$ 400,00 depósito em conta corrente, o comprovante deverá ser encaminhado para financeiro@chacurechacur.com.br

ATENÇÃO: O prazo para pagamento e envio do comprovante de depósito após o cadastro realizado no site é de 48 horas.

Curso: R$ 1.330,00 valor integral

ATENÇÃO: após o envio do comprovante de matrícula juntamente a baixa bancária, será encaminhado via e-mail o link individual para a compra do curso, o qual deverá ser realizado em um prazo de 5 dias úteis.

OBS: curso estará disponível para parcelamento em até 12x no cartão de crédito via PAGSEGURO.

Desconto: para pagamento à vista, o valor integral do curso terá 15% (opção apenas para depósito ou transferência bancária).

Não será emitido boletos.

Apenas após o processo de matricula e pagamento do curso é que a inscrição estará realizada e confirmada pela organização.

Política de Desistência/ Cancelamento

Em caso de desistência, o CANCELAMENTO da inscrição somente poderá ser realizado mediante uma solicitação por e-mail para financeiro@chacurechacur.com.br.

 

Política para devolução de dinheiro em casos de desistência:

  1. Quando o curso for cancelado por parte da organização, será feita à devolução de 100% do dinheiro pago pela pessoa em até 10 dias úteis;
  2. Quando o curso for pago através do cartão de crédito, não será feito à devolução do dinheiro, o mesmo poderá ser repassado para outro ou transferir para outro no prazo de até 5 dias antes do início.
  3. Aviso com 20 dias ou mais de antecedência, dará direito a devolução de 80% do valor pago (essa opção é somente para pagamentos através de depósito); aos pagantes através do PagSeguro será feita a devolução de 70% do valor no mesmo prazo estabelecido acima.
  4. A ausência não comunicada conforme cláusula 3, não dará direito a devolução do dinheiro ou transferência da inscrição para outro curso.
  5. Em caso de desistência ao longo do curso, será devolvido 50% do valor proporcional referente aos meses faltantes, não dando direito de devolução da matrícula.
  6. O valor da matrícula apenas será devolvido nos casos de cancelamento do curso com antecedência de 30 dias do início do mesmo.
  7. Em caso de falecimento de parente próximo ou doença que impeça o inscrito de participar do curso, o mesmo deverá entrar em contato com a organização através do e-mail cursos@chacurechacur.com.br
place

Local - Auditório APM (Associação Paulista de Medicina Santos)

Avenida Ana Costa, 388
Gonzaga – Santos/SP

people

Módulo Bônus! (Opcional)

Palestrantes e Módulos

Dr. Francisco Assumpção

Tema - TEA Introdução, critérios diagnósticos, DSM, CID

Médico Psiquiatra, Doutor e Pós Doutor em Psicologia (USP/SP)

Currículo

Graduado em Medicina pela Fundação do ABC, mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica – PUC), pós-doutorado pela Universidade de Londres e livre docência pela Faculdade de Medicina da USP. Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Com expertise na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente com deficiência intelectual, sexualidade, psiquiatria infantil e autismo. Autor de diversos livros entre eles “Autismo Infantil: novas tendências e perspectivas, ed. Atheneu”

Módulo 1 (19/01/2019)
  • Aspectos históricos
  • Critérios diagnósticos e mudanças no DSM/CID
  • Comobidades presentes
  • Diagnóstico diferencial
  • Psiquiatria no acompanhamento do tratamento na infância, adolescência e vida adulta

Dra. Carolina Padovani

Tema - Avaliação Psicológica e Neuropsicológica

Psicóloga, Mestre/Doutora e Pós Doutoranda em Ciência, Especialista em Neuropsicologia (USP-SP)

Currículo

Especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos Psico – Cirúrgicos do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da Universidade de são Paulo (CEPSIC-HC-FMUSP). Pós – doutoranda em Ciência pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Doutora e mestre em Ciências pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Psicóloga, bacharel e licenciada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).

Módulo 2 (16/02/2019)
  • O que é Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica?
  • Avaliação Psicológica x Avaliação Neuropsicológica x Psicodiagnóstico: diferenças
  • Testes psicológicos: instrumentos psicométricos e projetivos
  • Avaliação Neuropsicológica: etapas
  • Perfil Neuropsicológico do transtorno do espectro autista
  • Casos clínicos: exemplos de avaliações neuropsicológicas

Me. Meca Andrade

Tema - ABA Análise do Comportamento Aplicada

Psicóloga, Mestre em Análise do Comportamento Aplicada, Doutoranda Behavior Analysis (PUC-SP)

Currículo

Psicóloga pela PUC. Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pela Northeastern University.

Atuou no New Engalnd Center for Children, em Massachusetts, por 15 anos entre 1996 e 2012. Trabalhou no New Engalnd Center for Children, em Massachusetts. Obteve o BCBA em 2001, mantendo certificação até 2013 quando reestabeleceu residência no Brasil. Antes disso também manteve residência em Uganda onde trabalhou na mesma área por um ano. Trabalha nas áreas de: (a) análise aplicada do comportamento, (b) desenvolvimento atípico, (c) transtorno do espectro do autismo (d) transtornos psiquiátricos da infância e adolescência (e) atendimento educacional, ambulatorial e hospitalar. Diretora clínica e CEO do Grupo Método.

Módulo 3 (16/03/2019)
  • ABA e suas contribuições no tratamento
  • Introdução, conceitos e princípios básicos
  • Avaliação comportamental e seleção de objetivos
  • Déficits de repertório e técnicas de intervenção
  • Excessos comportamentais e técnicas de intervenção
  • O repertório do Analista do Comportamento Aplicado

Dra. Marília Bernal

Tema - Integração Sensorial

Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica (UFSCAR-SP)

Currículo

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atendimento clínico (TEA e alterações no desenvolvimento infantil). Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Certificação em Integração Sensorial pela WPS. Mestre em Psicologia Clínica – IP-USP.  Especialista em Saúde Mental na Infância e Adolescência- FACIS IBEHE. Aprimoramento em Terapia Ocupacional e Saúde Mental – reabilitação infanto-juvenil – UNESP. Especialista em Terapia Ocupacional e Neurologia: Uma visão psicodinâmica – UNISALESIANO.

Módulo 4 (27/04/2019)
  • Introdução à integração Sensorial e Disfunção de Integração sensorial (DIS)
  • Modulação Sensorial e Dispraxia
  • DIS e Transtorno do Espectro do Autismo
  • DIS e Funcionalidade
  • Impacto nas Atividades de Vida Diária e Atividades Escolares
  • Impacto no Brincar e no Desempenho Social
  • Avaliação e Tratamento – Terapia Ocupacional e Integração Sensorial no TEA

Dra. Evelyn Kuczynski

Tema - Psicofarmacoterapia

Médica Pediatra e Psiquiatra, Doutora em Medicina e aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva – TCC (USP/SP)

Currículo

Graduada em Pediatria. Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com aprimoramento em Terapia Comportamental – Cognitiva. Pesquisadora voluntária do Laboratório de Distúrbios do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Médica assistente do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP/SP. Psiquiatra da Secretaria de Saúde do Estado (SP), comissionada como psiquiatra Inter consultora junto ao Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (vinculado ao Departamento de Pediatria da FMUSP/SP).

Módulo 5 (18/05/2019)
  • Aspectos históricos
  • Peculiaridades da abordagem psicofarmacoterapica
  • Tratamento do TEA x controle de sintomas-alvo
  • Efeitos adversos e seu manejo
  • Mitos e realidade do tratamento

Dra. Adiana Zink

Tema - Atendimento e Práticas odontológicas

Dentista, Doutora em Odontologia, Mestre em Ciência da Saúde, Especialista em atendimento de necessidades especiais (UMC/SP)

Currículo

Graduada em Odontologia pela Universidade de Mogi das Cruzes e Mestrada em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul. Doutorada em Odontologia na UNISUL. Docente da Universidade Anhanguera, sócia da Clínica Zinkpinho Odontologia Especializada. Especialização em pacientes com necessidades especiais com ênfase em TEA na área de ensino estruturado. Atualização em autismo pelo CBI of Miami. Presidente da Câmara técnica de Odontologia para pacientes com necessidades especiais do CROSP. Coordenadora Estadual em São Paulo do Movimento Orgulho Autista Brasil. Responsável pelo Blog Autismo e odontologia.

Módulo 6 (15/06/2019)
  • Características do TEA x odontologia
  • Lúdico
  • Restrição física
  • Sedação e anestesia geral
  • Materiais estruturados para higiene bucal
  • Como eu faço meu atendimento

Prof. Especialista Damião Silva

Tema - Atendimento e Práticas Educacionais

Psicólogo, Professor, Especialista em Educação Especial (UFS/SP)

Currículo

Graduado em Psicologia pela Universidade São Francisco (UFS) Bragança Paulista/SP. Especialização em Educação Especial com ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua na Coordenação de Projetos da Fundação Faculdade de Medicina em Educação Inclusiva, além coordena as equipes multiprofissional que dão suporte as ações inclusivas da SEE/SP. Palestrante tendo como temas principais- Autismo- Educação Inclusiva, Adaptação Curricular e Altas Habilidades/Superdotação. Autor dos livros- Protagonismo Juvenil um guia prático. – Transtorno do Espectro Autista: Caminhos e contextos. Desenvolve e coordena a produção de material pedagógico no âmbito da Fundação Faculdade de Medicina (projetoscape.com).

Módulo 7 (17/08/2019)
  • Atendimento Educacional Especializado
  • Avaliação Pedagógica Inicial
  • Plano de Atendimento Individual
  • Ensino Estruturado
  • Trabalho Colaborativo
  • Ensino Colaborativo
  • Tipos de Currículos

Prof.ª Fga. Maria Paula Raphael

Tema - Módulo Bônus

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida. Especialista e Formada em Psicomotricidade, Sociopsicomotricista e Socioterapeuta.

Currículo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida. Especialista e Formada em   Psicomotricidade, Sociopsicomotricista e Socioterapeuta, além de docente e Supervisora na formação em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, membro da Comissão Científica (CESIR-Núcleo Ramain). Docente de diversos cursos de pós-gaduação como: Psicopedagogia, Psicomotricidade, Fonoaudiologia Hospitalar, Educação Especial e Inclusiva nas instituições como: a AVM Faculdades Integrada, Censupeg e Universidade Veiga de Almeida. Além de Brinquedista formada pela ABBri (Associação brasileira de brinquedistas), também é coautora de livros psicomotricidade, palestrante e conferencista.

Módulo Bônus (Opcional) (20/07/2019)

A ideia é apresentar a Atividades no cunho pratico, que possam promover a essa criança, melhoras no contato visual, melhora no desempenho de sua linguagem, de sua comunicação, das funções atentivas, auditivas.

  • Apresentar atividades práticas para estimulação da linguagem e comunicação no TEA
  • Fases do desenvolvimento da linguagem – conceito e características
  • Estimulando o contato ocular, atenção auditiva e a atenção compartilhada
  • Estimulação das funções orais, da fala e da linguagem
  • Seletividade alimentar.

Prof.ª Andressa Bitelman

Tema - Atendimento Familiar

Psicóloga, Especialista em Terapia Comportamental e Sexualidade (USA/SP)

Currículo

Graduação em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro. Formação em Terapia Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade pelo InPaSex – Instituto Paulista de Sexualidade e em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP). Atua principalmente na área clínica, em psicoterapia sexual, atendimento de adultos e adolescentes. Experiência no terceiro setor com adolescentes em conflito com a lei e mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexual.

Módulo 8 (21/09/2019)
  • O percurso dos pais na obtenção do diagnostico
  • A importância da família nos cuidados da pessoa com TEA
  • Atenção intersetorial
  • Práticas parentais: habilitação, rotinas e aprendizado em psicoeducação
  • Avaliação de sobrecarga e cuidados com os cuidadores
Menu