I SEMINÁRIO DE ARQUITETURA E DESIGN NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

  1. Início
  2. I SEMINÁRIO DE ARQUITETURA E DESIGN NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

INSCRIÇÕES ABERTAS!

I SEMINÁRIO DE ARQUITETURA E DESIGN NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: da
concepção à gestão
Vamos pensar no AUTISMO ?

O Primeiro Seminário de Arquitetura e Design na perspectiva inclusiva pensando no AUTISMO está marcado para os dias 23 e 24 de maio de 2020. Pioneiro no país o evento contará com diversos palestrantes especislistas em arquitetura e urbanismo e segmentos associados. Idealizado e sendo construído há 02 anos por Ana Paula Chacur, o evento visa trazer conhecimento, reflexões e práticas para a acessibilidade sensorial da pessoa com autismo e deficiência intelectual em projetos arquitetônicos públicos e privados.
Um desafio que cresce, já que as estatísticas apontam para a cada 59 nascimentos 1 criança é autista.
Proporcionar conforto sensorial através da arquitetura e design também é um desafio que estamos tateando, descobrindo, pensando e viabilizando em ações ainda micro, para estruturarmos projetos maiores.
Portanto reunir diversas áreas de conhecimento é uma oportunidade incrível de tornarmos tudo mais acessível!

access_time

Horário

Aguardando

attach_money

Valores

Aguardando

assignment_turned_in

Objetivo

Trazer conhecimento, informações, capacitações, outras habilidades e técnicas específicas na perspectiva inclusiva.

people

Público Alvo

Profissionais de Arquitetura, Design e Engenharia.

assignment_turned_in

Certificado

place

Local -

A confirmar

Os Palestrantes

Me. Juliana Neves

Arquiteta e Urbanista pela UFRJ

Tema: Aguardando

Currículo

Arquiteta Titular Kube Arquitetura | Professora IED Rio/PUC-Rio
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre em Design pela PUC-RJ, com pesquisas em Design e Emoção, com ênfase em Design para todos os sentidos, Juliana Neves foi pesquisadora na Brown University e possui especialização em Branding e Design e Trends Forecast. Hoje, ela é professora convidada do curso de Retail Design & Branding da PUC-RJ, de Projetos Comerciais no curso Saperfare de Interiores IED Rio e está à frente da Kube Arquitetura, escritório especializado em arquitetura comercial, com ênfase em projetos para todos os sentidos.
No portfolio da Kube há marcas como Outer. Shoes, Hugo Boss, AquaRio, Paineiras-Corcovado, Casa do Médico, UVLine, FOM e Telecine. Atualmente trabalha em projetos de lojas e restaurantes no Rio, em Brasília, São Paulo, Foz do Iguaçu, Manaus, Salvador e Belém, além da loja do Bikini Art Museum, na Alemanha. Em 2017, conquistou três prêmios no A’ Design Award (Itália), uma das maiores premiações internacionais da categoria, com a Loja do AquaRio (ouro), Restaurante Mirante Paineiras (prata) e Outer.Shoes Nova América. Nesse mesmo ano, o projeto da loja do AquaRio recebeu o prêmio Prix Versailles (Paris), promovido pela Unesco e pela União Internacional de Arquitetos.
Em sua pesquisa para o mestrado em Design pela PUC-RJ, ela estudou o modo como os sentidos podem influenciar a conexão emocional das pessoas e espaços projetados. Como consequência deste estudo publicou, em 2017, o livro Arquitetura Sensorial: A Arte de Projetar para Todos os Sentidos.

Me. Eleonora Zioni

Arquiteta e Urbanista pela FAU- USP

Tema: Contribuições da Neuroarquitetura para Acessibilidade Sensorial

Currículo

Arquiteta e Urbanista pela FAU- USP, Mestre em Arquitetura para saúde e bem-estar mental, autora do livro “Planejamento físico-funcional e hotelaria em saúde”

Dra. Heloisa Dallari

Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP

Tema: Aguardando

Currículo

Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP, Mestre em   história do design gráfico / julgamento estético dos objetos seriais / preservação de bens culturais e Doutora em Design e exposição.

Arqtª. Márcia Galvão

Arquiteta e Urbanista pela Unime-BA

Tema: Arquitetura para Autismo: expectativas, práticas e realidades

Currículo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIME-BA, pós graduanda em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS, formanda em Neurociências Aplicada a Arquitetura, pela Neuroarq Academy.
Fundadora do Arquiautismo, escritório de arquitetura especializado em ambientes que promovam aprendizado, autonomia e bem estar para crianças e adultos com TEA, onde são realizados projetos e consultorias.
Atualmente, além de atuar como arquiteta especializada em autismo, é coordenadora do grupo de estudos de Neuroarquitetura em Salvador/BA, com suporte da Neuroarq Academy e arquiteta voluntária da AMA-BA.
Como pesquisadora e mãe de criança com autismo, faz curso de Integração Sensorial e pós graduação em Intervenção ABA para Autismo e DI – pela CBI of Miami – além de participar de congressos, seminários e eventos sobre o tema.

Dra. Carolina Padovani

Psicóloga, bacharel e licenciada pelo IP-USP

Tema: A importância do ambiente para o desenvolvimento da pessoa com TEA

Currículo

Psicóloga, bacharel e licenciada pelo IP-USP, Mestre e Doutora em Ciências, Especialista em Neuropsicologia.

Dra.. Karen Baldin

Médica especialista pela Unicamp-SP

Tema: Neurobiologia e Alterações Sensoriais no TEA

Currículo

Médica pela UNIFESO (Teresópolis/RJ), Especialista em Neurologia Infantil e Neurofisiologia Clínica pela Unicamp, Pós-graduanda em Psiquiatria Infantil.

Engº. Raphael Forte

Engenheiro Civil pela Unip-Santos

Mesa Redonda

Currículo

Engenheiro Civil pela UniSantos, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Compatibilização, co-autor do E-book “Projetando para o Autismo”

Ana Paula Chacur

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo

Tema: Mesa Redonda

Currículo

Técnica em Edificações ETESP, Design, Paisagista, Graduanda em Arquitetura e Urbanismo.

Arqtª. Christiane Coimbra

Arquiteta e Urbanista pela Bennett-RJ

Tema: Mesa Redonda

Currículo

Psicóloga, bacharel e licenciada pelo IP-USP, Mestre e Doutora em Ciências, Especialista em Neuropsicologia.

Arqta. Silvana Cambiaghi

Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP

Tema: Aguardando

Currículo

Arquiteta, mestre em desenho universal pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), membro do grupo de trabalho da revisão da NBR no 9050 e demais Normas Técnicas de acessibilidade da ABNT.. Conselheira Titular do CAUSP. Sócia Titular do Escritório Design Universal Consultoria.

É docente dos cursos de Mestrado em Design da Universidade Estácio de SÁ, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT,

Autora do Livro: “Desenho Universal: Métodos e Técnicas para arquitetos e Urbanistas”- editora SenacSP – 2007, estando na 4º Edição Revisada.

1º Dia - Aguardando

2º Dia - Aguardando

Menu